Os usuários de computadores, seja para trabalho ou para jogar algum game, estão sempre em busca das melhores máquinas para ter um alto desempenho e evitar que a experiência seja marcada por bugs e travamentos. E o sistema de arrefecimento é um componente importante desse processo. Mas qual é a vantagem do water cooler para outros dispositivos?
Os coolers padrões, que já vem de fábrica instalados nas máquinas, tem como objetivo resfriar e evitar o superaquecimento das peças, mantendo a alta performance dos computadores para todas as tarefas solicitadas. Mas será que o water cooler é melhor? E quanto custa esta peça no mercado?
Veja a seguir todas as respostas para suas perguntas e entenda se faz sentido você adquirir este componente.
O que é e como funciona um water cooler?
Como falamos anteriormente, o cooler é um componente que faz parte do sistema de arrefecimento (ou resfriamento) de um computador, seja ele um desktop ou notebook.
As peças de fabricação padrão utilizam ar para refrigerar todos os equipamentos que fazem parte do hardware das máquinas, evitando que elas aqueçam e causem uma pane generalizada. Dessa forma, o sistema conta com um grande corpo de metal e uma ou mais ventoinhas para expulsar o calor.
Como é possível observar e concluir, sem os coolers, é praticamente impossível utilizar qualquer computador, já que ele iria constantemente sofrer superaquecimento e não teria para onde eliminar todo o calor. Assim, qualquer tarefa seria extremamente difícil de ser executada.
Já o water cooler, como o próprio nome já sugere, utiliza um sistema de bombeamento de água para dissipar o calor. Um líquido, que pode ser água ou outro composto químico, passa por um tubo e chega em um bloco de metal. Assim, uma bomba garante que o fluido fique em movimento e um radiador é responsável por resfriar esse líquido.
Em relação ao cooler padrão, o processo de arrefecimento é quase o mesmo. O processador é conectado a uma chapa de cobre e passa a transferir seu calor para essa peça. Mas ao contrário do air cooler, o water cooler possui um dispositivo de bombeamento de água junto ao cobre.
A bomba movimenta o composto líquido em seu interior para resfriar o processador, e através de duas mangueiras diferentes, envia e puxa o líquido de um radiador. O radiador é uma grande peça com as laterais ocas para que o líquido se movimente, enquanto a parte central possui chapas de metal para dissipar o calor através de uma ventoinha.
Dessa forma, o processador transfere seu calor para o componente de cobre, que possui um líquido. Esse líquido se torna quente e passa para um radiador através de uma mangueira. Ao chegar no radiador, o líquido quente transfere seu calor para as chapas de metal no centro, que são resfriadas pelas ventoinhas.
Vantagens e desvantagens de um water cooler
Em relação às vantagens de ter um water cooler instalado em sua máquina, é justamente garantir uma melhora no sistema de gerenciamento de calor de todos os componentes.
Com temperaturas mais brandas, a máquina trabalha melhor, mesmo em casos cujos componentes são levados ao extremo, como em um overclock. Um water cooler, por exemplo, chega a diminuir em até 50% a temperatura em relação ao sistema de resfriamento que utiliza air cooler.
Agora sobre as desvantagens, saiba que o water cooler é relativamente mais caro do que o cooler padrão. O principal motivo é que ele conta com mais peças e costuma ser um pouco mais complexo de montar do que o equipamento movido à ar.
Além disso, também é possível customizar um water cooler conforme o gosto de cada um. Esses modelos são bem mais caros, já que é preciso moldar as peças conforme cada projeto. É possível, por exemplo, colocar um fluído colorido ou fluorescente, dando um aspecto estético bem atraente.
De qualquer forma, instalar ou não esse tipo de dispositivo no computador dependerá exclusivamente do que pretende fazer e que tipo de tarefas irá executar. Se você for apenas utilizar a internet e realizar trabalhos profissionais leves, um cooler padrão atenderá às suas expectativas.
Agora se você deseja montar um PC gamer, por exemplo, para executar jogos pesados e mantendo um alto desempenho, recomendamos que adquira um water cooler. Essa condição também serve para quem trabalha com edição de imagens e vídeos, renderizando arquivos diariamente e utilizando softwares como Adobe Photoshop, Premiere e Vegas Pro.
Os 3 melhores componentes disponíveis no mercado
Veja a seguir algumas opções bem interessantes para quem deseja turbinar o sistema de resfriamento de sua máquina.
Water Cooler Corsair H115I RGB Platinum 280MM
Um dos melhores dispositivos disponíveis no mercado é o Water Cooler Corsair H115I RGB Platinum 280MM. Mesmo com apenas duas ventoinhas a levitação magnética faz com que alcancem até 97 CFM em 2 mil RPM, sem exagerarem no ruído.
Dessa forma, o equipamento apresenta alta performance e uma dose extra de potência para quem deseja jogar aquele game sem nenhum tipo de bug.
ARCTIC Liquid Freezer II 360
O Liquid Freeze II da Artic é outro modelo de alta capacidade, rendimento e bastante silencioso. Ele utiliza três ventoinhas diagonais que giram a velocidades de até 3 mil RPM (rotações por minuto) para dissipar mais de 200W de calor.
Por conta disso, esse componente faz um ótimo trabalho de refrigerar sua máquina com uma grande superfície e pouco ruído.
Cooler Water Corsair H100I Icue Pro
Este water cooler possui levitação magnética para produzir um fluxo de ar de 75 CFM sem aumento considerável no ruído, além de possuir um modo “Zero RPM” que permite pará-las por completo quando a refrigeração não é necessária.
Assim, o Cooler Water Corsair H100I Icue Pro aplica tecnologias exclusivas que o deixa muito a frente de outras opções.