Entre as principais causas para o notebook desligar sozinho é a bateria viciada
Um notebook desligando sozinho nunca é um bom final, mas serve de aviso, pois provavelmente uma parte do aparelho não está funcionando adequadamente.
De modo geral, notebook desligando sozinho e do nada é causado quando o dispositivo esquenta muito ou quando está rodando um jogo muito pesado. Além disso, outros hábitos e uso também podem prejudicar o dispositivo.
Confira 5 motivos para o notebook desligar sozinho.
1. Fonte com defeito e bateria viciada
Uma das principais causas é a bateria viciada e a fonte com defeito. Isso porque com o tempo a bateria do dispositivo pode acabar viciando, fazendo com que a carga do notebook acabe rapidamente e/ou até mesmo deixando de funcionar.
Por esse motivo o problema também está ligado a fonte de energia do dispositivo. Caso a causa seja essa, é recomendável que seja trocado a bateria e a fonte por outras, mas do mesmo modelo.
Além disso, também é possível fazer testes por meio dos cabos do aparelho. Verifique se tem algum cabo danificado. Também é possível que a bateria esteja fora da sua vida útil ou com mau contato.
2. Problema no display
Um notebook desligando sozinho pode na verdade ser um problema no display, ou seja, na tela do aparelho. Caso o display do notebook esteja apresentando problemas, o motivo para o aparelho estar desligando sozinho é apenas mau funcionamento da tela.
Para saber se o problema realmente é o display basta ficar atento a alguns sinais. Como por exemplo, se as luzes continuam acesas ou se ainda é possível ouvir o barulho da ventoinha. Nesses casos, é possível que o problema seja apenas na tela do notebook.
3. Mau funcionamento do disco rígido
O armazenamento interno do dispositivo também pode causar o desligamento do notebook do dana. Mesmo não sendo muito comum, quando o disco rígido (HD) fica lotado o aparelho pode apresentar sinais de lentidão e em alguns casos desligamento pelo mau funcionamento.
O HD está sobrecarregado quando atinge 80% do seu espaço cheio. Além disso, é importante ficar atento a problemas físicos no disco rígido, como sujeira ou pedaços da peça quadrados. Desse modo, é recomendável realizar uma revisão do HD quando possível.
4. Superaquecimento
Algumas peças no notebook desempenham um papel muito importante e que exigem mais esforço, como é o caso do processador, da placa mãe e da placa de vídeo. Diariamente essas peças trabalham para fazer o dispositivo funcionar, mas quando estão sobrecarregadas podem superaquecer e para serem queimadas causam o desligamento do notebook.
Essa ação é preventiva e ocorre, geralmente, quando é exigido alto desempenho do notebook, como para rodar jogos, programas e filmes pesados. Além disso, a obstrução das saídas de ar do dispositivo também podem ajudar a agravar a situação.
Desse modo, não deve-se utilizar o aparelho em locais que tranquem a ventilação, como almofadas, travesseiros, cobertores, etc. Portanto, fique sempre atento a ventilação do notebook para evitar problemas como esses.
Notebook desligando sozinho, e agora, o que fazer?
Se mesmo após todas essas dicas e testes, você ainda não consegue descobrir porque o notebook está desligando sozinho, o ideal é procurar ajuda em assistências técnicas especializadas.
Dê preferência a assistências da própria marca do aparelho, para ter um diagnóstico mais seguro e preciso.
Confira também nosso artigo sobre os top 5 melhores jogos leves para rodar no computador.