Nos anos 80 e 90, os celulares já faziam parte do dia a dia de muitas pessoas, facilitando e muito a comunicação, principalmente fora de casa. Além disso, o tamanho dos aparelhos era muito maior se comparado com os smartphones atuais. Mas com o avanço da tecnologia, as dimensões foram diminuindo, chegando à criação do menor celular do mundo.
Para quem utilizava esses dispositivos no passado, popularmente conhecidos como “tijolão”, é até difícil imaginar que o avanço tecnológico permitiu o desenvolvimento de um aparelho que pesa somente 13 gramas e que possui uma tela de aproximadamente uma polegada!
Acompanhe a seguir mais informações sobre como surgiu o menor celular do mundo.
História dos aparelhos celulares
Comercialmente, o primeiro telefone celular foi lançado nos anos 80, mas o primeiro dispositivo da história foi fabricado em abril de 1973, por Martin Cooper, que na época trabalhava na Motorola. Tal aparelho só foi apresentado ao público apenas em 1974 – um ano após a sua criação.
O modelo em questão era o Motorola DynaTAC 8000X, que possuía exatamente 25 centímetros de comprimento e sete centímetros de largura, pesando um quilo e com uma bateria que durava cerca de 20 minutos. Um grande avanço científico para a época.
Curiosamente, na mesma ocasião foi realizada a primeira chamada de um celular. De pé, Martin Cooper, o “pai da telefonia móvel”, fixou uma estação no outro lado de uma rua e ligou para seu amigo Joel Engel, na época engenheiro da empresa AT&T.
Como falamos anteriormente, apenas uma década após a apresentação do aparelho que ele começou a ser comercialmente oferecido ao público. A Motorola lançou o DynaTAC 8000X nas lojas com um teclado numérico de base, um display de uma linha e bateria com apenas uma hora de duração.
Esse dispositivo que era comercializado tinha cerca de 33 centímetros de altura, 4,5 centímetros de largura e 8,9 centímetros de espessura. Além disso, pesava 794 gramas e podia memorizar até 30 números diferentes em uma agenda.
Outro grande momento marcante da história do celular foi o lançamento do StarTAC, o primeiro aparelho flip criado pela Motorola. Ele incluía um suporte para mensagens de texto SMS, agenda de contatos e foi o primeiro celular a suportar uma bateria de lítio. Bastante revolucionário para a época.
Já no final da década de 90 surgiu o primeiro celular BlackBerry. Ele apresentava um teclado completo, e poderia transmitir além de mensagens SMS, e-mails e páginas também. O dispositivo apresentava um display de oito linhas diferentes, calendário e organizador, sendo muito utilizado por empresas e pela indústria corporativa.
A partir de todas essas invenções, a indústria foi se desenvolvendo e aprimorando as tecnologias, até chegar ao lançamento do menor celular do mundo.
Zanco Tiny T1: o menor celular do mundo
Se você acha que já viu de tudo nessa vida e que sabe tudo sobre tecnologia, está enganado. O dispositivo móvel com as menores proporções já criadas chama-se Zanco Tiny T1, pesando 13 gramas. Lançado em 2017, ele se tornou mais conhecido nos últimos meses por conta de um vídeo compartilhado no Facebook por um usuário britânico.
A empresa responsável pela sua criação é a Zanco, totalmente focada no mercado de telefones celulares. Dessa forma, com o Zanco Tiny T1 foi alcançado a marca do menor celular do mundo, com dimensões realmente surpreendentes e quase inacreditáveis.
O aparelho traz uma ficha técnica simples, com tela de menos de uma polegada e resolução de somente 64 x 32 pixels. O painel de 0,49 polegada permite enviar SMS e acessar discador para chamadas, agenda e configurações. Ou seja, serve somente para cumprir tarefas básicas, longe das inúmeras funcionalidades dos smartphones atuais.
Além disso, a entrada para o chip contempla o formato nano SIM, porém a conectividade do celular se limita apenas à rede 2G. Em relação ao armazenamento e memória RAM de espaço que um celular pode ter, o aparelho disponibiliza 32MB para ambos, bem pouco para os padrões de hoje em dia.
Sobre a bateria desse pequeno celular, de 200 mAh, ela promete uma duração de cerca de 180 minutos para chamadas telefônicas, acompanhando também um cabo micro USB para a recarga por tomada ou computador.
Zanco Tiny T2: o menor celular do mundo com 3G
Além do Tiny T1, a empresa responsável também já lançou o Zanco Tiny T2, considerado o menor celular do mundo com 3G embutido, uma evolução um pouco mais tecnológica da primeira versão.
O aparelho móvel possui tela de uma polegada, câmera fotográfica, conexão Bluetooth, rádio FM, suporte a cartão microSD e bateria que pode durar até sete dias. O dispositivo pesa aproximadamente 31 gramas e vem pré-instalado jogos como Tetris e Crossy Road, além do clássico jogo da cobrinha, famoso para quem tinha um celular da Nokia.
Sobre os aplicativos que já vêm instalados, você poderá utilizar alarme, agenda, calculadora, gerenciador de arquivos, gerenciador de tarefas e também um bloco de notas.
Em relação às dimensões do aparelho, é possível perceber o quanto ele é realmente diminuto: só 61 milímetros de altura, 30 milímetros de largura e 16,5 milímetros de espessura.
Já sua tela de uma polegada possui resolução de 128 x 96 pixels. Com ela você poderá tirar fotos com flash ou gravar vídeo na câmera que possui 0,3 megapixels.
Para quem se pergunta do porquê adquirir um aparelho tão pequeno e com poucas funcionalidades, a Zanco, dona da marca, afirmou em notas à imprensa que o usuário pode utilizá-lo durante exercícios físicos, por servir como player de música. Além disso, ele também pode ser útil em viagens ou para sair à noite, evitando roubos, já que é muito discreto.
O Tiny T2 custa em média 130 dólares e pode ser adquirido na página que a empresa criou no Kickstarter para angariar fundos para o projeto do menor celular do mundo, há alguns anos.