Uma das características mais buscadas quando alguém vai comprar um novo smartphone é justamente a resolução de imagem. Todo mundo deseja assistir a vídeos, filmes, séries e esportes na melhor qualidade possível, e dessa forma, o DPI do celular vira uma grande obsessão para os usuários.
O DPI do celular possui relação direta com esse tipo de busca. Mas o que seria exatamente isso? Será que todo aparelho do mercado já vem com essa característica embutida? E como fazer para verificar isso no meu dispositivo?
Confira a seguir todas as respostas que procura e mais detalhes sobre este assunto.
DPI do celular: o que significa isso?
Caso esteja procurando informações sobre este tema, relacionado ao mundo da tecnologia, mas ainda não tinha encontrado, saiba que DPI é o significado de dots per inch, ou seja, pontos por polegada, em português.
Ele representa o número de pontos que podem ser encontrados em uma polegada de uma determinada imagem. Por isso é comum as pessoas se referirem ao DPI como apenas resolução de imagem, em um dispositivo eletrônico, seja na televisão ou em um aparelho celular.
Dessa forma, o preenchimento de pontos impressos em um conteúdo determina precisamente a qualidade, por exemplo, de uma impressão de foto, imagem de celular, tablet, e muito mais. Este preenchimento determina a cobertura da impressão, então quanto maiores os detalhes, melhor será a imagem reproduzida.
Conseguiu entender? Os pixels são responsáveis por definir a resolução das imagens em diferentes dispositivos como, por exemplo, na televisão, computador e também no smartphone. Sendo assim, o DPI consiste em um importante medidor de densidade e precisão de toque, quando falamos de touch screen.
Por isso, é bem comum encontrarmos a menção desta característica para a definição de reprodução de imagens em dispositivos móveis. Para ficar mais claro, um smartphone com display de 600 DPI, por exemplo, apresenta um conteúdo com boa resolução e nitidez nas imagens.
Como alterar o DPI do celular?
Muitos usuários buscam alterar o DPI de seu aparelho, principalmente na hora de utilizar algum jogo, como Free Fire, por exemplo. Uma consequência de aumentar esse elemento é que, durante as partidas de Free Fire, a tela ficará mais sensível ao toque, o que poderá melhorar seu desempenho no game.
O processo para realizar essa mudança pode variar de um dispositivo para outro, mas em geral, o passo a passo é bem semelhante. Veja mais detalhes a seguir:
-
Acesse as “Configurações” do seu celular e procure por “Sobre o telefone”;
-
Procure por “Informações do Software” e em seguida por “Número de Compilação”;
-
Clique nele várias vezes até que o celular exiba uma mensagem de que “Opções do desenvolvedor” foi liberado;
-
Retorne a tela de “Configurações” do seu dispositivo e procure por “Opções do desenvolvedor”;
-
Dentro das “Opções do desenvolvedor”, comece a rolar sua tela para baixo em busca da aba “Desenho”.
-
Nessa aba, procure pela opção “Largura mínima” e clique. Para aumentar o DPI, aumente esse valor, e para diminuir, diminua o valor;
- Se quiser voltar ao DPI original configurado, deve inserir o valor corretamente no campo selecionado.
Celulares com os melhores DPI do mercado
Para quem busca alta performance na hora de utilizar aplicativos e games portáteis, saiba que algum aparelhos disponíveis no mercado oferecem ótimas opções em relação a custo-benefício. Veja a seguir algumas recomendações da nossa equipe.
1. Samsung Galaxy A32 5G
Lançado pela Samsung em 2021, o Galaxy A32 5G possui um processador MediaTek Dimensity 720, GPU Mali-G57, 4 GB, 6 GB ou 8 GB de memória RAM, armazenamento de 128 GB e bateria de 5000mAh.
Se quiser jogar Free Fire, por exemplo, neste aparelho, saiba que consegue ter um bom desempenho com os gráficos mínimos em 60 FPS cravadinhos, com 100% de estabilidade, sem apresentar nenhum tipo de travamento.
2. Xiaomi Redmi Note 11
Um pouco superior ao aparelho mencionado anteriormente, o Xiaomi Redmi Note 11 foi lançado em janeiro de 2020, trazendo processador de entrada Snapdragon 680, com a GPU Adreno 610, 4 GB ou 6 GB de memória RAM e 128 GB de armazenamento. Já a bateria desse smartphone é de 5.000 mAh.
Aliás, é importante ressaltar que o aparelho demonstra ótimo desempenho ao rodar Free Fire, e o mais importante: garante autonomia de bateria de aproximadamente 8 horas! Sem dúvidas, além do dpi do celular, as características do Redmi Note 11 são espetaculares.
3. Motorola Moto G200
Uma escolha excelente para quem deseja ter um bom desempenho na hora de utilizar um celular, o Moto G200 foi lançado em novembro de 2021 com o processador Snapdragon 888 e GPU Adreno 660.
Além disso, o aparelho apresenta 8 GB de memória RAM, com 256 GB de armazenamento e também 5.000 mAh de capacidade na bateria.
Oferecendo 60 frames de média a 100% de estabilidade, este aparelho irá te surpreender ao entrar em uma partida, com dpi do celular excelente.
Se gostou deste artigo, confira agora os celulares com as melhores câmeras do mercado.