Para qualquer usuário de computadores e notebooks, a utilização do mouse mostra-se fundamental para tornar a experiência de navegação completa e mais prática, mesmo que os touchpads sejam uma alternativa para quem não possui o aparelho móvel. Por conta disso, muitos se perguntam: como mudar a seta do mouse?
Não é comum encontrar alguém que queira alterar as configurações do cursor, já que boa parte das pessoas utilizam seus dispositivos com a seta padrão que vêm de fábrica. Porém, saiba que é totalmente possível realizar esse tipo de customização, a fim de tornar o cursor mais fácil de ser controlado ou visto por quem possui alguma deficiência.
Confira a seguir o passo a passo de como mudar a seta do mouse nos sistemas operacionais mais utilizados ao redor do mundo.
Como mudar a seta do mouse no Windows 10
Abaixo, ensinaremos como mudar a seta do mouse no sistema operacional do Windows 10 em opções de acessibilidade que permitem alterar seu tamanho e tipo, além de mudanças em relação ao visual de uma forma puramente estética para a seta.
- Abra o “Menu Iniciar” de seu computador clicando no botão Windows do teclado e selecione a engrenagem que aparece no canto inferior esquerdo para acessar as configurações. Quando a janela abrir, selecione a área de “Facilidades de Acesso”. Esta janela também pode ser acessada ao ativar o atalho apertando a tecla Windows + U.
- No menu que irá abrir à esquerda, selecione a segunda opção que aparece “Ponteiro do Mouse”.
- Entre as alternativas, terá uma barra que possibilita alterar o tamanho da seta e três tipos de ponteiro que podem ser escolhidos: branco, preto e um que alterna entre o branco e o preto de acordo com o fundo da tela.
- Se quiser, pode clicar na opção chamada “Personalizado”. Dessa forma, o usuário poderá mudar a cor da seta do mouse, escolhendo entre sete cores pré-determinadas ou clicando em “Escolher uma cor de ponteiro personalizada”, para selecionar a opção que melhor atende a seus gostos pessoais.
- Você verá que há uma gama de diferentes tons que podem ser escolhidos para o seu mouse. Selecione a cor que mais se destaca e que você acredita que irá melhorar sua experiência ao clicar em links, imagens, arquivos e etc.
- Um pouco mais abaixo, acesse “Outras configurações de mouse” e na janela seguinte, clique em “Opções adicionais de mouse”, onde será aberta outra janela. Ao clicar em ambas, terá acesso a maneiras ainda mais detalhadas de como personalizar a seta do mouse no Windows 10.
- Na aba “Ponteiros”, o usuário poderá alterar o visual do cursor dentre opções já disponíveis em seu computador, ou se preferir, baixar ponteiros pela internet para mudá-lo.
- Por fim, a parte de “Esquema” traz pacotes inteiros de cursores para selecionar. Já na aba de “Opções do Ponteiro”, é possível alterar a velocidade em que ele se mexe e também aprimorar a precisão do clique.
Fazer esse tipo de configuração é mais simples do que parece, como viu acima. E o Windows oferece diversas possibilidades de como mudar a seta do mouse. Mas será que é possível dizer o mesmo do Mac OS, o sistema operacional dos computadores da Apple?
Como personalizar a seta do mouse no Mac OS 12 Monterey
Sendo também um dos sistemas operacionais mais utilizados no mundo, servindo até de longos debates sobre qual é melhor, o Mac OS está instalado em todos os computadores e laptops da Apple. E assim como o seu concorrente, também recebe atualizações que visam modernizar e tornar a experiência do usuário mais prática.
Atualmente, a versão mais moderna chama-se Monterey, e foi lançada oficialmente para todos os dispositivos eletrônicos no dia 25 de outubro de 2021.
Dentre as principais novidades desse sistema, destacam-se as novas funções do FaceTime (fundo desfocado, criação de links rápidos para chamadas, compartilhamento de tela pelo SharePlay), do iMessage (função Shared with You traz atalhos para compartilhamentos recebidos nos apps), do navegador oficial Safari e muito mais.
Além disso, com o novo Controle Universal proporcionado pelo Mac OS 12 Monterey, você pode passar o cursor do mouse pela tela do seu notebook para um iPad que esteja ao lado do dispositivo, servindo de segunda tela.
Mas estamos aqui para falar de como mudar a seta do mouse, então saiba que pelo sistema desenvolvido pela Apple também é possível realizar algumas customizações e deixá-la mais destacada.
No Monterey, é possível alterar as cores do ponteiro de maneira nativa. Assim, você tornará sua identificação ainda mais fácil e, ainda, dará um toque pessoal com uma combinação à seu próprio gosto.
Para isso, precisará acessar o aplicativo “Preferências do Sistema”. Depois, você encontrará o painel de Acessibilidade para escolher novas cores e tons para o ponteiro do seu mouse. Dessa forma, basta ir na barra de menus que se encontra embaixo e clicar no botão Apple.
Depois, vá em “Preferências do Sistema”, acesse a área de “Acessibilidade”, clique em “Exibição” e vá para a guia “Cursor”. Agora, é só tocar na paleta de cores exibida em “Cor de contorno do cursor” e “Cor de preenchimento do cursor” para fazer todas as modificações desejadas.
Além da cor, é possível alterar também o tamanho da seta, a fim de facilitar a visualização na hora de realizar seus cliques. Se por algum motivo quiser reverter as alterações feitas, basta pressionar o botão “Redefinir” e tudo voltará a ser como antes, seguindo as configurações de fábrica.
Viu só a simplicidade que é efetuar essas personalizações em seu cursor? Agora que sabe como mudar a seta do mouse, é só acessar as configurações do seu dispositivo e melhorar sua experiência quando for clicar em arquivos, fotos, links, acessar as redes sociais e muito mais.
Independente do sistema operacional que utilize, você encontra muitas possibilidades para tornar sua navegação mais fácil e intuitiva em um computador ao mudar a forma como o cursor do seu mouse se apresenta.
Coloque já em prática tudo que aprendeu aqui e compartilhe com mais pessoas que precisam saber como personalizar a seta do mouse!