Entenda os dados que isso pode causar no seu smartphone
Quando o assunto é celular todo cuidado é pouco, isso porque hoje o aparelho contém praticamente tudo e todas informações sobre a vida das pessoas. Por esse motivo, muitas vezes celular esquentando e descarregando rápido pode acontecer, mas isso com certeza não é normal.
O que pode ser celular esquentando e descarregando rápido?
1 – Uso excessivo
O motivo mais comum para um celular esquentando e descarregando rápido é o uso excessivo. Os smartphones são considerados computadores na palma da mão, mas com uma diferença: eles não possuem um sistema de ventilação. Por isso, usá-los de maneira excessiva pode acabar prejudicando o desempenho do aparelho, já que sem a ventoinha, o ar não é circulado no aparelho.
2 – Problemas no hardware
Problemas de hardware se referem às peças do celular, como por exemplo, a placa, o processador, entre outros. Quando essas partes do smartphone estão com problemas pode acarretar no superaquecendo do aparelho. Para resolver isso é importante entrar em contato com a assistência técnica do celular, para que seja feita uma avaliação da melhor forma de consertar o problema.
3 – Bug em aplicativos
Os aplicativos ajudam a facilitar as nossas vidas, mas caso alguns aplicativos estejam “bugados”, eles podem prejudicar o desempenho do celular, causando superaquecimento, isso porque para destravar app utilizando memória excessiva do aparelho. Por isso, tente identificar se o aquecimento acontece apenas quando um determinado programa é aberto para ligar os pontos.
4 – Temperatura muito quente no ambiente
No verão, os aparelhos acabam esquentando mais do que o normal por conta do clima. O calor do ambiente, somado ao de nossas mãos, também, ocasiona uma elevação da temperatura do celular. Nesse caso, o que se pode fazer é apenas reduzir o uso, tirar a capinha do smartphone enquanto mexe no aparelho, entre outras coisas.
5 – Utilizá-lo plugado no carregador
Quando o celular está plugado no carregador e sendo utilizado ao mesmo tempo, principalmente em dias mais quentes ou até mesmo para jogar, é comum que ele esquente muito. Isso pode causar um calor excessivo que pode até mesmo causar a reinicialização do sistema, em uma tentativa de resfriar o smartphone.
Quais são os danos causados pelo aquecimento nos celulares?
Alguns dos danos mais comuns para os aparelhos são problemas na bateria, derretimento de partes das peças, como o processador e a memória, entre outras coisas. Esses dados acabam comprometendo toda a performance e desempenho do smartphone, sem contar que podem até causar acidentes mais sérios.
Uma coisa positiva nos dias de hoje é que muitos smartphones dispõem de uma ferramenta que avisa quando o aquecimento está além do esperado. Desse modo, você saberá exatamente quando tratar o problema.
Leia também:
Notebook desligando sozinho: veja 4 causas
Passo a passo de como instalar driver de rede Intel no Windows